Foto: Jornalismo Tropical FM
Na sessão da Câmara de Vereadores de Treze Tílias, os vereadores aprovaram dois Projetos de Lei, um requerimento e três indicações foram apresentadas.
Durante a palavra livre, o vereador José da Rocha destacou o sucesso do lançamento da Estação Primavera, que contou com a presença do governador Jorginho Melo e também marcou o início do lançamento da Tirolerfest 2025. Ele elogiou a estrutura do evento.
José da Rocha ainda parabenizou a equipe da saúde do município, especialmente pela resolução da situação envolvendo o aparelho de ultrassom que estava inativo por falta de profissional. A contratação de um técnico habilitado agora garante o atendimento à população.
A vereadora Lilian Falchetti falou sobre problemas estruturais na creche municipal, agravados pelas chuvas. A vereadora ressaltou que foi procurada por munícipes que cobraram melhorias e manutenção no telhado da creche.
Lilian informou que a manutenção do telhado será realizada em breve. Ela também elogiou os eventos do fim de semana, ressaltando o papel deles na valorização do município. A vereadora Juliana Sartor seguiu na mesma linha, enaltecendo a importância cultural das festividades locais.
Dos Projetos aprovados, o primeiro trata da ampliação de cargos públicos, com o objetivo de atender à crescente demanda populacional e estruturar melhor os serviços municipais, especialmente nas áreas de saúde, infraestrutura e administração. Cargos como agente administrativo, operador de máquinas, atendente de farmácia e técnicos de diferentes níveis foram contemplados. A ampliação dos cargos visa um futuro concurso público para atender as demandas e crescimento do município.
Outro projeto aprovado foi a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026, que define metas fiscais e assegura o equilíbrio das contas públicas, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Foram apresentadas ainda três indicações. Duas da vereadora Heloísa Dalla Costa. A primeira visa a instalação de redutores de velocidade na Rua Berta Schol. E a segunda indicação é para que seja sinalizada horizontalmente a velocidade máxima próximo às lombadas eletrônicas. A ideia é melhorar a visibilidade de quem trafega.
A terceira, das vereadoras Juliana e Lilian, propõe parceria entre o poder público e entidades comunitárias para manter e administrar espaços públicos nos bairros. A indicação visa uma coparticipação do Poder Executivo e as Associações.
Um requerimento também foi aprovado, solicitando a construção de uma travessia subterrânea entre os blocos A e B da Escola Municipal Irmã Filomena Rabelo, garantindo segurança às crianças. A proposta, apresentada pelos vereadores Olivo Falchetti e José Da Rocha visa a segurança dos alunos e dos profissionais da educação, além de evitar paralisação do trânsito no trecho.
O vereador Inacir Fernandes comentou sobre queixas de moradores quanto ao aumento significativo nas contas de água emitidas pela Casan. Segundo ele, casos de leitura superior a 30 dias podem ter elevado as tarifas e a taxa de esgoto proporcionalmente. A orientação é que os consumidores procurem o escritório local da companhia para renegociação e esclarecimentos.