Na sessão do Legislativo de Treze Tílias, realizada nesta segunda-feira, dia 24, um Projeto de Lei Parlamentar foi aprovado e um requerimento deu entrada na casa.
O Projeto de Lei Parlamentar aprovado por unanimidade, trata de uma alteração do artigo da lei 2.151/2024 que dispõe sobre a fixação do subsídio mensal do Prefeito e do vice-prefeito de Treze Tílias, que entrará em vigor para os próximos quatro anos.
O requerimento apresentado é de autoria do vereador e presidente Rodrigo Kandler. Nele Rodrigo solicita que seja realizada limpeza nas margens da Rodovia SC 355, trecho do Posto Treze até o final da comunidade da linha caçador. O requerimento será votado nas próximas sessões.
Na palavra livre o vereador José Da Rocha levou reclamações de munícipes e se mostrou insatisfeito com os buracos na avenida principal da cidade. José Da Rocha cobrou mudança na altura da placa indicativa de altura permitida de caminhões que por vezes é destruída.
O vereador solicitou que sejam trocados os cones que estão colocados próximos a placa e faixa elevada no centro da cidade. O vereador alegou que além de atrapalhar, polui a visão da cidade. José da Rocha, indicou para que sejam colocados vasos para embelezar o local. Zeca ainda ressaltou que a avenida está abandonada.
O vereador pediu para que os munícipes possam cobrar o Prefeito da cidade, enviando vídeos e fotos com suas reclamações. Ainda na palavra livre, Zeca afirmou que foi cobrado por agricultores sobre o trator de esteira que não estaria atendendo as demandas no interior.
O vereador salientou que as dragas adquiridas pelo município, não estão sendo utilizadas conforme foi prometido em campanha pelo atual prefeito, e que o município precisa investir na contratação de mais funcionários para atender a demanda.
O vereado do PL afirmou que foi procurado por munícipes que o questionaram sobre a entrega das casas populares. Rocha alegou que explicou que existe um processo de enquadramento para a futura aquisição do imóvel, mas segundo o vereador, os munícipes sabiam que por meio da promessa de campanha do atual Prefeito, ganhariam as moradias sem questões burocráticas.
José da Rocha, estava de posse do plano de governo do atual Prefeito Rudi Ohlweiler, que foi apresentado durante a campanha e mostrou os pontos que ainda não foram cumpridos pelo mandatário. José da Rocha afirmou que se fosse para fazer uma administração como a atual, ele faria, e faria melhor.
Zeca disse que pode ser que o Prefeito cumpra as promessas que ainda não foram executadas no mandato nestes últimos seis meses. Mas, Rocha reforçou que caso não as cumpra, ele irá cobrar.
O vereador Adriano Feistrecker, falou sobre a emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil reais, direcionadas por meio do deputado Federal Romildo Titon do MDB, foi destinada a área da saúde ao município, em específico para a compra de um veículo e mais dois computadores.