
A Prefeitura de Treze Tílias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esportes e Empreendimentos Turísticos, deu início nesta quinta-feira, dia 15, à retomada oficial do Coral Infantojuvenil do município. O projeto contempla alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e busca fortalecer desde cedo o vínculo dos jovens com a tradição musical e coral da cidade.
Os ensaios acontecem todas as quintas-feiras, divididos em dois períodos: das 9h30min às 11h15min e das 13h30min às 15h15min, na sala 02 do andar superior do Centro de Eventos Maria Thaler Moser. A coordenação dos trabalhos é do maestro Jorge Caron, que estreia como educador musical em Treze Tílias, trazendo mais de 40 anos de experiência com corais adultos e infantis.
O prefeito Armindo Ansiliro Junior, o “Cuco”, destacou que a cultura coral é muito forte em Treze Tílias, por isso, o município está incentivando as crianças ao canto. O prefeito assistiu parte das aulas no período da tarde e disse que se emocionou vendo as crianças cantarem músicas tradicionais.
Segundo a diretora de cultura Ana Carla, a ideia nasceu da necessidade de oferecer atividades extraclasse com foco na arte. Ana Carla, informa que as inscrições seguem abertas até o final de maio, podendo ser feitas diretamente nas escolas ou nos próprios dias de ensaio, no Centro de Eventos.
Para o maestro Jorge Caron o primeiro dia de ensaios foi com entusiasmo e emoção. Segundo o maestro pela manhã houve a participação de nove crianças, à tarde, mais 22. A ideia de acordo com Jorge Caron é formar um repertório misto, alegre e representativo. O coral deverá se integrar aos eventos culturais da cidade.
As crianças demonstraram alegria e paixão pelo canto. Sarah Froehlich, de 10 anos, contou que ama cantar e se sente motivada pela mãe e disse que canta no chuveiro e com a amiga, e agora quer aprender mais.
Para Maria Carolina Negrini, também com 10 anos, cantar é algo que faz sempre, enquanto escuta música ou quando faz outras tarefas. Já Luísa Schaupenlehner de 11 anos, viu no projeto a chance de unir sua experiência no violão e aulas de canto. Ela disse que já se apresentou bastante no palco.