A data é alusiva ao decreto, promulgado pelo então presidente da assembleia legislativa do estado de Santa Catarina, Lecian Slovinsk, no dia 29 de abril de 1.963, quando foi criado o município de Treze Tílias.
No dia 16 de abril 1963, foi assinada na câmara de vereadores de Ibicaré, a resolução que autorizou o desmembramento da então Linha Treze Tílias, pertencente ao território de Ibicaré, a criação do município de Treze Tílias.
O primeiro prefeito, nomeado provisoriamente pelo então Governador do Estado, em 3 de maio de 1963, foi Ivo Nercí Harttmann, que administrou o recém-criado município até a eleição do primeiro prefeito, João Belarmino Grando, naquele mesmo ano. O atual prefeito é Rudi Ohweiler, já na quarta gestão como administrador do município.
Há 61 anos, o Tirol Brasileiro, ou a cidade mais austríaca do Brasil, como Treze Tílias é conhecida, se destaca em nível, estadual, nacional e internacional, sendo reconhecida por cultivar as tradições nos mais diversos âmbitos, desde a arquitetura, até as danças, a música, a escultura e diversas outras bagagens culturais que os imigrantes austríacos trouxeram no ano de 1933.
O nome “Dreizehnlinden”, traduzido para o português: Treze Tílias, foi escolhido pelo Ex-Ministro da Agricultura da Áustria Andreas Thaler, fundador da cidade, inspirado no poema: Die Dreizehnlinden, do poete alemão, Wilhelm Weber.
Reconhecida como capital catarinense dos Escultores e da Escultura em Madeira, Treze Tílias tem o maior número de escultores desse tipo de material concentrados num só município.
Treze Tílias é destaque turístico no Brasil, como colônia austríaca e polo cultural. A cultura sempre foi um ponto de destaque de Treze Tílias, como a Banda dos Tiroleses, fundada ainda na vinda do primeiro navio de imigração, grupos folclóricos de dança e de canto/coral.
Além da dança e música típica, a arte da escultura, a arquitetura e a gastronomia, são elementos preservados e incentivados pela iniciativa pública e privada.
Treze Tílias também recebeu influências de descendentes de alemães, que vieram principalmente das regiões do Hundsrück e Westfalen – Alemanha e de italianos predominantemente do Vêneto e Lombardia, fazendo com que a cultura europeia seja muito forte e cultivada na cidade e região.
Além da cultura e turismo, Treze Tílias também se destaca no cenário regional como um dos principais polos industriais e com forte atuação no agronegócio do Meio Oeste Catarinense, sendo a segunda maior bacia leiteira de Santa Catarina.
Embora não seja feriado, no dia 29, data da emancipação, o Dia do Município é celebrado em 13 de outubro, dia da chegada dos imigrantes austríacos a Treze Tílias.