Setor de Epidemiologia destaca o mês de luta contra as Hepatites Virais - Rádio Tropical FM 99.1
Menu
Categorias
Rádio Tropical FM 99.1

Setor de Epidemiologia destaca o mês de luta contra as Hepatites Virais

Atualizado em 12/07/2024 às 14h26
Foto: Foto de Anna Shvets: https://www.pexels.com/pt-br/foto/mulher-rua-via-lado-de-fora-3902882/

Conforme a Enfermeira Silvia Bortolini Braga do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Água Doce, a campanha Julho Amarelo foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

Segundo a Enfermeira, a hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Silvia destaca, que nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Silvia Bortolini Braga destaca a importância da testagem do diagnóstico precoce, para o tratamento adequado das Hepatites Virais, realizando a prevenção e os testes rápidos de forma gratuita, disponíveis em todas as unidades de saúde do Município de Água Doce, para um tratamento adequado.

A Enfermeira observa ao destacar, que a Hepatite Viral, é uma doença silenciosa, e senão tratada a tempo pode causar sérios problemas à saúde.

Como forma de prevenção à doença, Silvia informa que o Município, através da Secretaria de Saúde, através da sala de vacinas, dispõe de vacinas que devem ser aplicadas em três doses para a Hepatite B, sendo a primeira dose aplica-se em bebes recém-nascidos, as demais doses aos quatro e seis meses de idade.

A Enfermeira finaliza destacando que não somente no mês Julho Amarelo o tratamento está disponível, no caso das vacinas, podem ser aplicadas a qualquer momento, não somente em crianças nos primeiros meses de idade, mas também em pessoas das mais variadas idades, que ainda não tomaram a vacina, como forma de prevenção

Fonte: Radio Jornal 99

Todas as Notícias