Série 20 Anos da Tropical FM: Dino Carvalho, o "dinossauro" das noites e madrugadas de Treze Tílias - Rádio Tropical FM 99.1
Menu
Categorias
Rádio Tropical FM 99.1

Série 20 Anos da Tropical FM: Dino Carvalho, o "dinossauro" das noites e madrugadas de Treze Tílias

Atualizado em 04/06/2025 às 09h28
Foto: Milton Vanderlei Lemke

Na série especial que celebra os 20 anos da Rádio Tropical FM de Treze Tílias, a reportagem de hoje destaca um dos comunicadores mais emblemáticos da emissora: Dino Carvalho. Com sua voz e estilo inconfundível, Dino é a companhia certa das noites e madrugadas de muitos ouvintes da região.

Mas afinal, quem é Dino Carvalho? Seu nome de batismo é Juscelino de Jesus Alves de Carvalho. O nome artístico passou por diversas fases.  Ele conta que começou como Zezo, depois foi o Caboclão e, por fim, Dino Carvalho. “São personagens que foram surgindo com o tempo, como uma inspiração. Hoje, me identifico com o dinossauro, porque acredito que o rádio sobreviveu a todas as transformações tecnológicas e continua firme, como um verdadeiro fóssil vivo da comunicação”, brinca Dino Carvalho.

Com uma trajetória de 30 anos no rádio, sendo 10 na extinta FM Comunitária Tirol e 20 na Tropical FM, Dino é mais do que um locutor. Ele se define como um apaixonado pela comunicação. “Isso aqui não é um trabalho, é uma missão. É uma alegria imensa. Eu profetizei quando criança, embaixo de um pé de guamirim, que queria ser radialista para tocar música bonita. E Deus me atendeu,” lembra Dino.

Dono de um carisma inegável, Dino mantém uma conexão profunda com os ouvintes. “Eles são a minha família. A comunicação que faço não é comum. É simples, humilde, mas cheia de verdade. E é essa linguagem que cria o vínculo com quem está do outro lado,” diz o comunicador.

Além da paixão pelo rádio, Dino também já músico, tocando em várias bandas na região. Toca 17 instrumentos, já foi professor de música em Treze Tílias e chegou a estudar em Curitiba. “Esse conhecimento me ajuda a montar a programação musical com critério. Meu repertório é como uma salada de frutas: variado, mas sempre com mensagens positivas. Não toco músicas com duplo sentido ou que passem mensagens ruins. Sou conservador nesse ponto, e o público reconhece isso,” afirma Dino Carvalho.

Sobre a relevância do rádio em tempos de streaming e internet, ele é direto: “O rádio sempre será um grande companheiro. Você pode ouvir trabalhando, dirigindo ou em casa. Nas madrugadas, escuto histórias de quem se sente menos sozinho por causa do rádio. Isso não tem preço,” conta Dino.

Dino Carvalho é, sem dúvida, um dos pilares que sustentam a identidade das noites de madrugadas da Tropical FM. Com sua autenticidade e amor pelo que faz, ele representa a alma do rádio raiz, aquele que conversa, acolhe e toca o coração do ouvinte.

Fonte: Rádio Tropical - Redação: Milton Vanderlei Lemke

Todas as Notícias