Santa Catarina realiza maior simulado de desastres da história com participação de municípios da região - Rádio Tropical FM 99.1
Menu
Categorias
Rádio Tropical FM 99.1

Santa Catarina realiza maior simulado de desastres da história com participação de municípios da região

Atualizado em 16/05/2025 às 11h40
Foto: Reprodução

Neste domingo, 18 de maio, Santa Catarina promove o 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, coordenado pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC). A ação, considerada o maior exercício de evacuação e resposta a emergências já realizado no país, contará com a participação de cerca de 240 mil pessoas em mais de 230 municípios catarinenses. Na nossa região, os municípios de Iomerê, Macieira, Treze Tílias, Ibicaré e Água Doce aderiram à iniciativa.

Em Iomerê, o simulado está agendado para as 9h30min no Pavilhão da Capela São Paulo, na comunidade de Bom Sucesso. Segundo o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Fernando Modena, o evento contará com a participação da equipe de Gestão de Riscos e da Defesa Civil Municipal, que conduzirá uma conversa com a comunidade sobre os procedimentos em casos de emergência. Durante o exercício, os moradores receberão um alerta em seus celulares, simulando uma situação de risco real. O repórter Milton Lemke acompanhará o Simulado em Iomerê.

Em Macieira, o simulado será focado na resposta a um possível vendaval, fenômeno climático que afeta com frequência o município. Conforme o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Eduardo Miguel Zilio, a atividade envolverá o envio de alertas via WhatsApp, ativação do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), instalação de abrigo temporário e deslocamento de moradores para o local seguro. Também será feito o preenchimento de formulários e envio de informações à coordenadoria regional da Defesa Civil.

No município de Ibicaré, o exercício simulará uma enchente. O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Marco Antonio Meisterlin, informa que será montada uma sala de situação com a participação da Comissão Municipal de Defesa Civil. A atividade incluirá a simulação de um decreto de situação de emergência, o registro da ocorrência em sistema estadual e a apresentação de um abrigo e de um centro de logística para a Defesa Civil Estadual. O simulado está previsto para iniciar às 9h e contará com a presença de representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, CDL, Casan, entre outros órgãos. O repórter Rafael Silva acompanhará o Simulado em Ibicaré.

Em Treze Tílias, a simulação também será voltada para um cenário de enchente. De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Rodrigo Kandler, será realizado o deslocamento de moradores de uma área previamente selecionada até um abrigo definido pela Defesa Civil. A ação contará com a participação de todas as secretarias municipais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Casan, Celesc e Rádio Tropical FM. O gabinete de crise será montado na sede da prefeitura, de onde as ações serão coordenadas. O objetivo é orientar a população sobre como agir em caso de enchentes, além de preparar as equipes para situações reais. O repórter Fernando Lopes de Lima acompanhará o Simulado em TrezeTílias.

Em Água Doce, a simulação envolverá a montagem de um gabinete de crise na prefeitura e a ativação do GRAC. Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Urbanismo e presidente da Comissão Municipal de Proteção e Defesa Civil, Ernani Fávero, será feita a abertura de um abrigo e a organização do atendimento à população atingida. A movimentação no município será moderada, com ações pontuais em bairros para levantamento de informações e avaliação de necessidades. O repórter Luiz Alberto Rubin acompanhará o Simulado em Água Doce.

O simulado estadual tem como objetivo capacitar municípios para atuar de forma coordenada diante de eventos adversos, além de fortalecer a integração entre os órgãos de resposta e a população. A ação ocorre das 8h às 17h deste domingo em todo o estado.

A equipe de radiojornalismo da Rádio Tropical FM estará mobilizada durante todo o domingo para acompanhar os acontecimentos do Simulado nos municípios da região. Repórteres estarão nos locais das ações nos municípios participantes, e trarão boletins ao vivo, entrevistas, além de vídeos e fotos nas plataformas digitais da emissora.

Todas as Notícias