Abrindo o painel “Rádio, Internet e Podcasts – Uma Ponte para o Futuro” do SET Expo 2024, Giovana Alcântara, Diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media, apresentou dados sobre o consumo de conteúdo de áudio no Brasil e cases de publicidade em áudio.
Dados da Kantar mostram que o rádio não só tem um alcance acima de 80% da população como é um meio de comunicação com características positivas únicas:
Além disto, as pesquisas com os ouvintes mostraram como eles estão incorporando o consumo digital em seus hábitos, destacando-se:
A apresentação discutiu ainda o potencial criativo e de engajamento da publicidade no rádio.
O case da campanha publicitária “The universal language of Coca-Cola”, da agência GUT de Buenos Aires, é particularmente interessante. A campanha foi uma das premiadas na categoria “Radio & Audio” do Cannes Lions International Festival of Creativity 2024, sendo a vencedora na subcategoria “Market Disruption”.
Os spots da campanha são mensagens dirigidas a regiões em que há a presença de grupos de pessoas que falam idiomas diferentes dos adotados pela população em geral. Os spots são falados nestes idiomas, porém, se aproveitam do fato de que “Coca-Cola” é um termo conhecido por 94% da população mundial. Assim, o spot é inclusivo para as pessoas que falam aquele idioma específico ao mesmo tempo em que, mencionando “Coca-Cola”, é reconhecido pelo restante da população.