O crime organizado - Rádio Tropical FM 99.1
Menu
Categorias
Rádio Tropical FM 99.1

O crime organizado

Atualizado em 06/11/2024 às 16h43
Foto: Photo By: Kaboompics.com: https://www.pexels.com/pt-br/foto/arma-pistola-revolver-arma-de-fogo-5202433/

O Dia de Todos os Santos é celebrado em 1º de novembro para homenagear os canonizados e mártires de Cristo. A data, protegida pelo catolicismo, difere do Dia dos Mortos e Dia da Consciência Negra. Originado no século VIII, tornou-se popular na Europa e foi oficializado pelo Papa Gregório IV
1501 — Descobrimento da Baía de Todos-os-Santos, no litoral brasileiro

1800 – É inaugurada a Casa Branca.
Quando um governo não é sério, mesmo que fale sério , não é levado a sério. É o que está acontecendo com o governo atual. Lula se reuniu ontem no palácio do     Planalto para apresentar o programa de segurança pública. Um pacto contra o crime.
O presidente alertou que o crime organizado está se tornando uma força crescente, afirmando: “Logo, logo, o crime organizado vai estar participando de concurso, indicando juiz, procurador, político, indicando candidato. E essa é uma coisa que é quase incontrolável, se a gente não montar um pacto federativo que envolva todos os poderes, que estão envolvidos direta e indiretamente nisso”, afirmou.
Segundo Lula, a criminalidade organizada, representada por facções como o Comando Vermelho e o PCC, está se expandindo em praticamente todos os estados, influenciando até mesmo as eleições locais. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, corroborou essa visão, ressaltando que o crime organizado está ganhando características de máfia, atuando na “economia real”.
1.    Propõem Ampliação das competências da União: A proposta permite que a União defina diretrizes gerais para a segurança pública e o sistema penitenciário, em colaboração com os estados.
2.    Lula já havia dito que o crime vai além da atuação nas favelas. É uma multinacional , infiltrada em todos os setores, na política, nas empresas, nos faculdades, no governo federal e no poder judiciário. Mesmo falando sério, não foi levado a sério. Alguns governadores, entende ações  contraditórias do governo. Na retórica expõem um pensamento. Na prática outro. No mês passado Lula editou uma medida provisória impondo restrição às ações policiais. Restringindo o uso de armas, algemas e abordagem aos criminosos.
3.    Um estudo da Esfera Brasil mostra que o crime organizado se infiltrou grandes setores da economia, como mineração, mercado mobiliário, comércio de combustíveis e transporte público, e afeta cada vez mais o crescimento econômico brasileiro. “Essas organizações não atuam mais só em negócios ilegais, elas se expandiram.
4.    Os pesquisadores identificaram ao menos 21 atividades legais e ilegais com fluxos ilícitos que passam por regiões brasileiras, os quais podem ter origem ou destino em países da América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia, África e Oceania.
5.     O Brasil está refém do crime. Que é organizado porque o setor de segurança pública é desorganizado.
6.    Há uma grande ineficácia das instâncias formais de controle no nível mundial, no     Brasil de forma acentuada,de combate ao crime e, portanto, como é uma coisa altamente poderosa, do ponto de vista econômico e financeiro, mina naturalmente as instâncias formais de controle, o que evidencia o poder político do crime.
7.     Em SP, policial prendeu em flagrante um traficando com grande quantidade de drogas. Ao apresentar à justiça, o juiz soltou o criminoso e mandou à justiça, o juiz soltou o criminoso e mandou devolver a droga. 
8.    No RJ    o STF,     proibiu a entrada da policia miliar nas favelas.
Alguns governadores contrários por antecipação à proposta não participaram como SC,         Goiás,     RS e      ES.
Os governadores de oposição, como Ronaldo Caiado (UB), manifestaram resistência à proposta, considerando “inadmissível” qualquer medida que diminua o poder dos estados sobre suas forças policiais. Eles enfatizaram que o governo federal deve atuar como um suporte e não como um regulador das políticas locais.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), criticou a falta de informações prévias sobre a proposta, afirmando que os governadores chegaram à reunião sem conhecimento sobre o texto a ser discutido. Ele defendeu a retirada das despesas com segurança pública das regras que limitam os gastos da União.
O chefe do Executivo de São Paulo, Tarcísio de Freitas (PL), propôs a criação de um grupo de trabalho para desenvolver uma série de propostas que vão além da PEC apresentada pelo governo.
Como fato positivo, está no fato do inicio de uma discussão, sobre esse grave problema. Ou o Brasil declara guerra contra o crime, unificando ações das forças de segurança, ou o crime cresce como no    RJ, onde o crime ocupou o lugar do estado, deixando a população refém das organizações criminosas.
As instâncias formais de controle, a lei, a prisão, a  justiça., são formas que se têm revelado muito pouco eficazes no combate ao crime em todo o mundo e no  Brasil.

Fonte: Nereo Lopes de Limas

Todas as Notícias