Nesta terça-feira, dia 1º, a prefeita Nelci Fátima Trento Bortolini, recebeu em seu gabinete, parte da equipe do projeto Rondon e acadêmicos do Equador.
Já nesta quarta-feira, dia 2, às 13h30min, acontece a solenidade de abertura da Operação Horizonte. A Operação Horizonte é desenvolvida pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
A cerimônia reunirá autoridades e rondonistas no município de Água Doce, na Associação Sociedade Sertanejo Esporte Clube.
A Operação Horizonte será a maior da história do Núcleo Extensionista Rondon, com foco no desenvolvimento de 25 municípios da região contemplados. O encerramento da operação será em 12 de agosto, e acontecerá no município de Vargem.
Dentre as parcerias, o projeto conta com representantes de outros seis Estados: Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Maranhão, além de quatro países: Equador, Paraguai, Guiné Bissau e Angola.
Durante dez dias, os rondonistas desenvolverão ações diversas relacionadas às oito áreas temáticas da extensão universitária: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho.
A ação é pioneira, sendo a maior extensão da universidade. O Núcleo Extensionista Rondon da Udesc realiza operações que possibilitam o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da instituição e parceiros em diferentes áreas de conhecimento em diversos cenários de Santa Catarina, na busca do desenvolvimento regional.