
O Núcleo Agronegócio de Salto Veloso, ligado à Associação Empresarial (ACISV), tem ganhado notoriedade como modelo de organização e fortalecimento da agricultura familiar na região. Criado em 2022 com o objetivo de promover a troca de experiências, facilitar o acesso a cursos e levar inovação ao campo.
Na última reunião do núcleo realizada nesta semana, foram discutidos temas como o ciclo pecuário de corte, o manejo sanitário e técnico da cultura do milho, especialmente relevante neste período de entressafra.
De acordo com os coordenadores do grupo, o início dos trabalhos foi desafiador, já que o conceito de núcleo ainda era recente, inclusive em nível estadual. Conforme produtores, no começo, não se sabia direito qual era a finalidade da entidade, mas agora todos estão bem engrenados e hoje o núcleo já está servindo de exemplo para outros municípios.
Recentemente, o grupo participou de reuniões online com representantes de Capinzal, Caçador e Rio das Antas, compartilhando a experiência bem-sucedida do núcleo. Atualmente com cerca de 30 participantes, o grupo está em constante crescimento. Na primeira reunião oficial de 2025, foram agregados quatro novos membros, fruto do esforço da coordenação em expandir a atuação e atrair produtores interessados em se desenvolver.
Um dos diferenciais do núcleo é o foco no bem coletivo. Embora alguns membros atuem no comércio, o grupo não envolve interesses comerciais diretos. O objetivo é o bem comum, não é vender produto e trazer melhorias para todos os produtores do núcleo.
Por meio da ACISV e com apoio de instituições como Sebrae e Senar, o núcleo consegue subsidiar cursos em áreas como administração rural, manutenção de máquinas e gestão de empresas. Parte dos cursos é totalmente custeada, o que incentiva ainda mais a capacitação dos produtores.
A estrutura do núcleo conta com Delcio Serigheli, como coordenador, Orlando Abati como vice-coordenador, Christian Farenzena como tesoureiro, João Mateus dos Santos e Fernando Macari na secretaria e Isabeli Fachin na área de marketing.
Com planejamento estratégico, foco em capacitação e espírito colaborativo, o Núcleo do Agro de Salto Veloso se consolida como uma força transformadora no meio rural e um exemplo de organização e compromisso com o futuro do agronegócio de Salto Veloso.