Dia do cinema brasileiro. A data é comemorada em homenagem ao dia em que foram registradas as primeiras imagens em movimento em território brasileiro, no ano de 1898, pelo ítalo-brasileiro Afonso Segreto, o primeiro cinegrafista e diretor do país.
A data celebra a abolição da escravidão nos EUA pela Proclamação de Emancipação do presidente Abraham Lincoln, que foi anunciada tardiamente no Estado do Texas em 19 de junho de 1865, após o fim da Guerra Civil.
Dia internacional da eliminação da violência sexual. Dia mundial do surf. Dia do migrante.
Os babyboomers pautavam a educação dos filhos com base em um respeito hierarquizado, enquanto as gerações mais recentes, X e millenials, relacionam-se com os filhos a partir de um respeito democratizado
Os pais devem conscientizar as crianças a fazer o que é correto não por medo de apanhar mas sim por compreender os princípios básicos dos valores morais, éticos e comportamentais que regem uma sociedade
Essa geração de pais, juntamente com a igreja e a escola tinha o pode exclusivo da informação e crianças e adolescentes não ousavam contestá-las. A base da educação era a família e a igreja. O papel da escola era justamente esse: fazer compreensível o significado dos conceitos das normas e valores, se esforçar para torna-los visíveis, assimilar os valores no seu comportamento ao conscientizá-los na sua relação com os outros alunos afirmando sua autonomia, estabelecer limites ao exercícios da liberdade e se preparar para a vida.
Uma das características que merecem destaque na realidade atual é o acesso fácil e rápido à informação. Os pais atuais perderam a exclusividade da informação, que chega de todas as maneiras.
Com o amplo acesso à diferentes meios de informação, como é o caso da internet, é preciso ter mais cuidado para saber com quem e como os seus filhos se relacionam.
Mas a boa notícia é que existem diversas maneiras de utilizar a internet e demais recursos tecnológicos de maneira positiva para a educação das crianças.
Hoje a grande ferramenta dos novos pais, o amor é o alicerce. Crianças e adolescentes quando se sentem amados, se tornam mais fáceis de discipliná-los e instruí-los do que quando o tanque emocional está quase vazio, que deve ser preenchido com amor. Só o amor incondicional é capaz de evitar problemas como ressentimento, medo, falta de amor e insegurança. A linguagem do amor é diversificada. Pode ser o toque físico, os presentes, as palavras, do abraço, do colo etc. outra forma são as palavras de afirmação, poderoso meio de expressão de amor. Palavras de afeto, carinho, elogios e encorajamento. Palavras carinhosas são como chuva morna e suave que irrigam a alma, pois nutrem o senso de valor e segurança no intimo do filho. No mundo moderno, tempo de qualidade aos filhos são uma necessidade e não uma opção. Dar presentes também é uma forte expressão de amor. Presente não é recompensa, não é suborno, nem favorecimento.
Pais devem saber que criar filhos é uma vocação orientada para o trabalho. Devem ser orientados, quando estiverem prontos a se servirem e aos outros, isso os ajuda a se tornarem adultos maduros, capazes de expressar amor aos outros, inclusive aos pais. Dando amor incondicional, os filhos compreenderão, que assim como foi preciso nosso exemplo para lhes ensinar a balbuciar as primeiras palavras, será necessário ajudá-los a alcançar uma vida dentro da moral e dos bons costumes, a fim de que eles possam discernir sobre tudo aquilo que está maquiado como “normal”.
Tal ensinamento propicia a alegria de quem amamos, sem tolher a felicidade ou oprimir sua liberdade.
Pela primeira vez, quase uma geração inteira de pais de classe média (ou não) está tecnologicamente apta a se conectar. Seus filhos, por sua vez, são a primeira geração a nascer ‘nativos digitais’: uma geração que não consegue mais imaginar um mundo sem internet.
Essas crianças são mais deprimidas e ansiosas do que qualquer geração anterior. Oprimidos com opções, informações e tecnologia, eles são visivelmente superprotegidos e mais difíceis de inspirar.
Manter a amizade com os filhos, sempre foi e nesta geração é um dos componentes mais eficiente para determinar limites em consonância com valores perenes.
No passado crianças e adolescentes tinham sua necessidades básicas atendidas e não o seus desejos.