
A Vinícola Kranz de Treze Tílias, conquistou o maior reconhecimento da Grande Prova Vinhos do Brasil 2025, realizada entre os dias 24 e 27 de março, no Hotel Vila Galé, no Rio de Janeiro. O rótulo Kranz Merlot 2013 foi eleito o melhor vinho do Brasil na categoria Tintos Super Premium, com expressivos 95 pontos.
Considerado o maior concurso às cegas de vinhos brasileiros disponíveis no mercado, o evento reuniu mais de mil rótulos de diversas regiões do país. Um júri de mais de 30 especialistas, incluindo sommeliers, enólogos, críticos e jornalistas, avaliou, ao longo de quatro dias, vinhos divididos em mais de 40 categorias.
Santa Catarina teve destaque na premiação, com a Vinícola Kranz se sobressaindo. Além do título nacional com o Merlot 2013, a vinícola conquistou quatro medalhas de duplo ouro, oito medalhas de ouro e teve praticamente todos os vinhos enviados com pontuação superior a 86 pontos, o que garante o selo de vinho de qualidade.
O empresário Walter Kranz, fundador da vinícola, comemorou o feito com entusiasmo: “Esse resultado foi surpreendente para nós. Fizemos o campeão nacional com o nosso Merlot 2013. São 95 pontos, o topo dos topos”. Kranz explica que é um vinho que ficou cinco anos em barricas de carvalho francês e americano, uma inovação que exige coragem, mas que deu certo, segundo o empreendedor. “Não conheço outro vinho brasileiro que tenha passado por esse processo,” acrescentou Kranz.
Walter Kranz destacou ainda a filosofia da vinícola, adotada desde 2007, com foco em vinhos de altíssima qualidade, confiabilidade e com potencial de guarda.
“Temos mais de 20 mil garrafas de vinhos antigos em estoque. O Merlot 2008, primeiro vinho que vinifiquei, e o Cabernet 2008 continuam ganhando prêmios, agora receberam medalha de duplo ouro. Trabalhamos com seriedade, identificação e respeito ao terroir. Estamos colhendo o fruto de anos de dedicação,” celebrou Kranz.
Com 11 das 33 medalhas conquistadas por Santa Catarina, a Vinícola Kranz responde por mais de 30% das premiações catarinenses, consolidando-se como uma das mais premiadas do Brasil. A edição 2025 da Grande Prova reforça a força do vinho brasileiro e evidencia o potencial da Serra e do Meio-Oeste catarinense na produção de rótulos de nível internacional.