De autoria dos escritores Carlos Eduardo Carvalho e Jaqueline Silveira, o livro Na Beira Do Tempo será lançado em cinco Municípios de Santa Catarina e Água Doce será um deles, com lançamento programado para esta terça-feira 10 de dezembro a partir das 20h, no CTG Mangueira Velha na Comunidade de Vista Alegre.
Conforme os autores, narrativas fotográficas e literárias evidenciam, de forma poética, a passagem do tempo de quatro bares cujas histórias se confundem com as de seus proprietários.
A partir de fotografias e contos literários, o livro apresenta aos leitores os personagens Marlene Belotto, Carlos Eleutério, Iracema Stolffi e Nelson Still, proprietários dos bares localizados nas cidades de Água Doce, Tangará, Campos Novos, Chapecó e Joaçaba.
A pesquisa, que começou em 2019, transformou-se no livro que, conforme Carlos Eduardo observa, é uma tentativa de amarrar o tempo no poste. Ele conta que, ao longo de cinco anos, construíram uma relação de escuta, amizade e admiração com os anfitriões desses bares.
Conforme Jaqueline, Na Beira do Tempo nasce da vivência nestes quatro bares e ele evidencia o patrimônio que se desenrola na beira do balcão e na beira do tempo, que é a história narrada no livro.
Segundo os autores, o projeto prevê a distribuição de exemplares do livro para acervos públicos da mesorregião oeste e, durante os lançamentos, a publicação será comercializada.
A Proposta Cultural Na Beira do Tempo foi realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura edição 2023.