
Uma comitiva de cinco religiosas do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus visitou Treze Tílias. Elas divulgaram o trabalho da instituição que neste ano, celebra 125 anos de presença educacional no Brasil e aproveitaram para conhecer os principais pontos turísticos da cidade, que deixaram a irmãs encantadas.
Em entrevista à Rádio Tropical FM, a irmã Ilda Basso, integrante do Instituto e responsável pela gestão executiva do Sagrado Rede de Educação, compartilhou a história e os desafios da organização, que conta com uma longa trajetória dedicada à formação educacional e espiritual.
Fundado por Madre Clélia Merlone, uma religiosa italiana que foi beatificada em 2019, o Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus tem suas raízes em um trabalho que busca a promoção da educação e do perdão. Em 2024, a instituição comemorou 130 anos de existência e, neste ano, celebra as mais de três décadas de atuação no Brasil, com um foco especial na educação cléleana.
A irmã Ilda, que atua na gestão da Sagrado Rede de Educação, explicou que a instituição está presente em diversas regiões do Brasil e até em outros países. No Brasil, a Província Brasileira Clélia Merlone abrange os estados do Paraná e Rio Grande do Sul, enquanto a Província Sagrado Coração de Jesus se estende para o restante do território nacional, incluindo os estados do Norte e Nordeste.
Em sua função, a irmã Ilda tem o papel de coordenar e supervisionar todas as unidades educacionais da Rede, promovendo acompanhamento formativo nas áreas pedagógica, pastoral, de comunicação e tecnologia. "Nosso trabalho é proporcionar uma educação completa, que atenda às necessidades contemporâneas e prepare nossos alunos para os desafios do mundo globalizado", afirmou.
A religiosa também destacou sua experiência internacional, mencionando sua participação em conferências no Brasil e no exterior e sua atuação por 20 anos na Universidade Unisagrado, em Bauru. Para ela, essas vivências têm sido uma fonte rica de aprendizado, permitindo-lhe aplicar as melhores práticas no contexto educacional brasileiro.
Por fim, a irmã Ilda refletiu sobre o cenário atual da educação no Brasil, especialmente no que diz respeito à educação digital. A religiosa pondera que a atual geração está vivendo grandes desafios, mas também de muitas oportunidades, e ressalta que é preciso estar preparado para integrar as novas tecnologias de forma que beneficiem os alunos.
Com uma sólida história de compromisso com a educação e com os valores cristãos, o Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus segue firme em sua missão, transformando a realidade educacional de milhares de jovens no Brasil e em outras partes do mundo. O grupo foi integrado pelas irmãs: Marilda Conti, Hilda Basso, Alice Dambros, Kaylane Nóbrega e Ilza Ravazzoli.