Foto: Divulgação/Prefeitura de Macieira
Na última quinta-feira, dia 7 de maio, a nutricionista Taísa e Simone da Associação Catarinense de Ensino, coordenadoras das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, participaram de um encontro com o grupo da terceira idade de Macieira.
De acordo com as coordenadoras, a atividade promoveu momentos de aprendizado, cuidado e integração. Durante a atividade, foram abordados temas como alimentação saudável, hidratação, prática de atividades físicas, prevenção de doenças e autocuidado.
O objetivo foi reforçar a importância de hábitos saudáveis para um envelhecimento com mais qualidade de vida. Além da conversa orientativa, também foi realizada uma dinâmica voltada ao estímulo da concentração e da interação entre os participantes. O encontro contou ainda com a dança circular, conduzida por Simone. De acordo com as coordenadoras, a prática, realizada em roda com movimentos simples e músicas tranquilas, auxilia no equilíbrio, coordenação motora, memória e socialização.
Segundo as profissionais e responsáveis pelo encontro, envelhecer com saúde vai muito além dos cuidados físicos. Através de atividades simples e acolhedoras, os idosos encontram espaço para se expressar, fortalecer a autoestima e viver com mais alegria e qualidade de vida.