Criminosos estão se passando pelos Correios para enviar SMS sobre produtos retidos pela fiscalização aduaneira. O golpe induz a vítima a realizar um pagamento por PIX para que o suposto item seja liberado
Nas redes sociais, os Correios confirmaram que essa abordagem é golpe. Segundo a empresa, os falsos contatos também vêm sendo feitos pelo WhatsApp.
Os Correios disseram que acionaram a Polícia Federal assim que tiveram ciência do golpe. As tentativas de contato geralmente usam textos como: "CORREIOS:
No site fraudulento, os golpistas usam os mesmos elementos visuais dos Correios. O site induz a pessoa a verificar o status do pedido sem precisar digitar o número do rastreio e dá um prazo de três dias para que a pessoa realize o pagamento.
Na tela do pagamento, os golpistas ainda pedem dados pessoais, como nome completo, e-mail, telefone e CPF. Ao final da operação, é emitido um QR code para que a pessoa realize o pagamento.
A empresa ressalta que para informações confiáveis, deve ser usado o site oficial dos Correios e os perfis oficiais das redes sociais.