Foto: Karola G: https://www.pexels.com/pt-br/foto/maos-segurando-holding-cristandade-5206837/
Dia do reservista. 160 anos do nascimento e 107 anos do falecimento de Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac (1865-1918), o Patrono do Serviço Militar e um dos maiores nomes da literatura e do civismo nacional. Recordamos o poeta que soube unir pena e espada, palavra e exemplo, arte e palavra e exemplo, arte e patriotismo nacional.
Em 1.974 a Petrobrás descobre petróleo no RJ.
Os malandros das redes sociais não perdoam ninguém. Nem o Papa. Está circulando nas redes sociais, várias afirmações falsas.
É falso que Papa Leão XIV tenha proibido 12 cerimônias sagradas
Boato
Desde a escolha do Papa Leão XIV, diversas mensagens virais têm circulado nas redes sociais envolvendo seu nome. Algumas trazem informações exageradas ou inventadas sobre possíveis decisões do pontífice. A mais recente aponta que ele teria proibido de uma só vez 12 cerimônias sagradas da Igreja Católica, algo que, se verdadeiro, representaria uma mudança histórica para a liturgia.
O texto em questão utiliza uma linguagem rebuscada, apresenta a informação como “urgente” e reforça o caráter espiritual para dar uma pretensa credibilidade à suposta decisão.
Esse tipo de conteúdo tem se tornado frequente, especialmente em sites caça-cliques que exploram temas religiosos para atrair leitores. não há qualquer registro oficial de que ele tenha proibido 12 cerimônias sagradas ou feito mudanças bruscas na liturgia. A informação é fabricada.
O conteúdo foi criado com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial. A linguagem é rebuscada, cheia de termos eclesiásticos e marcada pelo uso de expressões de impacto como “urgente” e “evento histórico”. O objetivo é atrair engajamento e gerar cliques sem qualquer base em fatos oficiais.
Após a publicação do documento do Vaticano sobre a Virgem Maria, no último dia 4 de novembro de 2025, rapidamente começou a circular pelo vasto mar da internet a ideia de que o Papa Leão XIV “proibiu” o uso do título de Corredentora. É mito. O Papa não proibiu o uso do título de corredentora de Maria.
A Igreja Católica propõe quatro dogmas: Maternidade Divina, Virgindade Perpétua, Imaculada Conceição e Assunção. Os dogmas são luzes no caminho da nossa fé, que o iluminam e o tornam seguro” (Catecismo da Igreja Católica, no. 90). Os dogmas são verdades que os cristãos aceitam, aprofundam e vivenciam na comunidade de fé.
É falsa também a informação das redes de que o Papa Leão 14 havia proibido a procissão de Corpus Cristi. pelo contrário, ele a celebrou com grande solenidade em 2025, presidindo a missa em São João de Latrão e liderando a procissão até Santa Maria Maior, reforçando a importância da Eucaristia e pedindo que Jesus seja levado ao coração de todos, inclusive dos que não creem.
• O saudoso Papa Francisco também foi alvo de noticias falsas. Uma delas, Papa Franciso deu tapa na mão de Donald Trump. O presidente americano teria deslisado o dedo sobre a mão do Papa. Foi uma montagem. Em 2020 circulou nas redes sociais a imagem de Francisco com as mãos no rosto cobrindo os olhos com um lenço. A legenda dizia que o papa chora pedindo o fim do covide19. A imagem é anterior a pandemia. Também circulo nas redes Uma imagem que mostrava o papa Francisco fumando maconha em meio à fumaça, observado pelo ex-presidente da Bolívia Evo Morales, foi compartilhada diversas vezes em 2020.
A Igreja Católica sustenta que os dogmas são verdades de fé imutáveis e irrevogáveis, o que significa que eles não podem ser cancelados, revogados ou alterados. Boatos sobre o cancelamento de dogmas são, portanto, infundados.