
A estiagem tem causado danos à agricultura de Campos Novos. As perdas já superam R$ 44 milhões, conforme relatório elaborado pela Epagri e outros órgãos locais, a pedido da prefeitura. O levantamento visa embasar o pedido de Decreto de Situação de Emergência, que será encaminhado ao Governo do Estado.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Epagri, Ademilso Sitneski uma reunião foi realizada ainda em janeiro, com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e representantes da administração municipal e da Defesa Civil. Na ocasião, ficou decidido que seria necessário realizar uma avaliação das perdas causadas pela estiagem, que teve seu pico no final de dezembro e durante o mês de janeiro.
A Epagri, juntamente com a CMDR, a Secretaria Municipal de Agricultura, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, cooperativas, CIDASC e SAMAE, ficou responsável pela elaboração do relatório. Os dados revelaram que cerca de 1.100 famílias foram afetadas pela seca, o que corresponde a aproximadamente 70% da área total do município. As principais culturas prejudicadas foram soja, milho, milho silagem e a pecuária leiteira.