Os estudantes da quarta fase do curso de Ciências Contábeis da Unoesc Joaçaba, orientados pelos professores, estarão nos próximos meses auxiliando produtores rurais quanto à emissão da nota fiscal eletrônica de produtor e à declaração do Imposto Territorial Rural (ITR). Inicialmente, o projeto, que é uma parceria com a Secretaria de Agricultura do município de Joaçaba, atenderá 20 produtores.
De acordo com o coordenador do curso, professor André Carlos Einsweiller, serão realizados encontros de treinamento, que poderão ser acompanhados pelos produtores rurais, nos dias 22 agosto e 4 de setembro, e de atendimento para emissão de notas e orientações sobre a declaração do ITR, nos dias 10 e 16 de setembro.
— O prazo para a obrigatoriedade da emissão das notas fiscais de produtor eletrônicas foi prorrogado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para o dia 1º de dezembro de 2024, mas é importante que os produtores se organizem. Já a declaração do ITR é autodeclaratória e, com o auxílio dos estudantes, os produtores poderão tirar dúvidas e até mesmo já realizar a declaração — afirmou o coordenador.
Os interessados podem se inscrever entrando em contato com a Secretaria de Agricultura de Joaçaba pelos telefones 3527-8863 (Helen) e 3527-8861 (Márcia).
— Como as vagas são limitadas, pedimos que os interessados façam contato o mais breve possível — completou o professor André.