A informação é da Diretora de Cultura de Salto Veloso Célia de Bortoli. Conforme Célia foi lançado no mês de maio o edital de escolha dos Mestres dos Saberes e Fazeres Culturais de Salto Veloso edição 2024.
Conforme Célia, no município foi criada a “Lei dos Mestres” onde foi lançado um primeiro edital em 2022. Essa lei prevê que a cada dois anos, um novo edital deve ser lançado para que a comunidade escolha três Mestres dos Saberes e Fazeres Culturais. Salto veloso já conta com 10 mestres que receberam este título e fazem parte da galeria dos mestres.
De acordo com Célia de Bortoli, diferente dos anos anteriores, qualquer pessoa ou associação pode indicar alguém que seja referência em algum saber ou fazer, que resida em Salto Veloso há mais de 25 anos e atue há mais de 30 anos em uma ou mais atividades nas seguintes áreas:
Artes da cura e medicina popular, cultura cabocla, cultura imigrante, manejo, plantio, coleta e preservação de recursos naturais, culinária tradicional, jogos e brincadeiras, memória, contação de histórias e outras narrativas orais.
Também áreas como poesia e literatura popular, músicas, cantos e danças, rituais, festejos e celebrações, artes e artesanato, ofícios ou “modos de fazer" tradicionais, outras categorias culturais que transmitam saberes e fazeres de geração a geração, garantindo a ancestralidade e identidade da sua comunidade.
Conforme Célia de Bortoli, as inscrições podem ser feitas até 13 de setembro. Mais informações podem ser obtidas na Casa da Cultura Abel Abati no município.