
Nesta semana, a Cidasc iniciou o projeto Sanitarista Júnior no Centro Municipal de Educação Integrada de Salto Veloso (CMEISV) Professor Riquelmo Francisco Pasin. O projeto, desenvolvido com base nos princípios de integridade, comprometimento e integração, tem como objetivo promover a educação e conscientização sobre a defesa agropecuária e a preservação ambiental entre os alunos.
De acordo com a diretora da escola, Leisiane Scapin, o Sanitarista Júnior visa sensibilizar os estudantes sobre a importância de cuidar do patrimônio intangível de Santa Catarina: a capacidade de produzir alimentos de qualidade.
Leisiane explica que o projeto busca integrar os pilares da educação, como aprender a conhecer, a fazer, a viver juntos e a ser, proporcionando uma educação que vá além da sala de aula e que fomente mudanças cognitivas e comportamentais a longo prazo.
Os profissionais responsáveis pelo projeto ao longo de nove meses serão Mariléia Iank e Cleiton Junior Ribeiro Lazzari, da Cidasc, Luana Campioni, da ICASA, e o professor Eliandro Gonçalves, de Ciências Naturais.
As três turmas do 6º ano, além da direção e coordenação da escola, serão beneficiadas com as atividades e aprendizados do projeto.
A diretora ressalta a relevância de levar esse tema para os alunos, enfatizando que a educação sobre defesa agropecuária e preservação ambiental será de grande valor para o futuro das crianças e da comunidade. O Sanitarista Júnior busca formar cidadãos conscientes e responsáveis pela sustentabilidade e qualidade na produção de alimentos no estado de Santa Catarina.