Em Blumenau mais de 35 mil imóveis ficaram sem energia elétrica. A intensidade da chuva pegou os moradores de surpresa.
A estação que registrou o maior volume foi a do Parque Ramiro Ruediger, com 116 milímetros em um curto espaço de tempo, contou a Defesa Civil. Essa quantidade é mais da metade da média mensal.
Ruas alagaram e terrenos cederam. A Defesa Civil atendeu 165 ocorrências, a maioria de deslizamentos. Já os bombeiros militares, dos 45 chamados 26 foram por árvores caídas em via ou casas.
A Secretaria de Educação municipal suspendeu as aulas na manhã desta sexta em várias escolas do município.
Em Araquari, cidade do Norte catarinense, mais de 250 pessoas precisaram deixar suas casas após serem atingidas pelo temporal. Em uma hora, choveu o acumulado de 56 milímetros.
A Defesa Civil distribuiu mais de 800 metros de lona para as famílias que tiveram casas destelhadas. A Defesa Civil solicitou para o Governo do Estado, itens humanitários como kits de higiene e limpeza, cestas básicas e água, além de colchões, cobertores e travesseiros.
Em Corupá, diversas casas ficaram destelhadas e árvores caíram sobre a rede elétrica, deixando boa parte do município sem energia.
Em Guaramirim, mais de 50 ruas foram afetadas por alagamentos, além de deslizamentos e desmoronamentos.
Diante do cenário, o município decidiu decretar situação de emergência.
Em Brusque um forte vendaval ocorrido na tarde de quinta-feira (13) causou diversos danos na estrutura física do Pavilhão conhecido como pavilhão da Fenarreco, e na Arena Brusque. Felizmente, ninguém se feriu.