Assista mais de 100 filmes da 4ª Mostra Chica Pelega em sessões online e gratuitas - Rádio Tropical FM 99.1
Menu
Categorias
Rádio Tropical FM 99.1

Assista mais de 100 filmes da 4ª Mostra Chica Pelega em sessões online e gratuitas

Até 9 de abril, o público de qualquer lugar poderá assistir quase toda a programação da 4ª edição da Mostra de Cinema Chica Pelega - Migrações Contemporâneas. A mostra presencial, em Videira-SC, exibe filmes do Brasil e de 22 países até 19 de março, na Bi

Atualizado em 18/03/2026 às 14h43

Assista mais de 100 filmes da 4ª Mostra Chica Pelega em sessões online e gratuitas

Até 9 de abril, o público de qualquer lugar poderá assistir quase toda a programação da 4ª edição da Mostra de Cinema Chica Pelega - Migrações Contemporâneas. A mostra presencial, em Videira-SC, exibe filmes do Brasil e de 22 países até 19 de março, na Biblioteca Euclides da Cunha.

A mostra online amplia o acesso do público ao cinema produzido em diferentes partes do mundo, além de trazer produções catarinenses e temáticas regionais, como o Contestado. Ao todo, são exibidos online 115 longas e curtas-metragens para o público adulto e infantil, centrados no tema das migrações e realizados no Brasil, Alemanha, Austrália, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, França, Honduras, Indonésia, Líbano, Macedônia, México, Palestina, Peru, Portugal, Qatar, Suíça, Tadjiquistão e Uzbequistão

Os filmes em cartaz estão disponíveis no link https://chicapelega.com.br/filmes e podem ser assistidos durante um mês por meio da play.pupilo.tv.br, plataforma gratuita de streaming de filmes e séries dedicada a ambientes educacionais. Para assistir, basta fazer um cadastro simples.

As produções falam de experiências de deslocamento e encontros culturais de pessoas migrantes em diferentes contextos e são divididas em cinco categorias:

Migrações Contemporâneas (Curtas e Longas), filmes que destacam desafios de adaptação, pertencimento e transformação cultural; Estudantil, produções realizadas em atividades pedagógicas, inclusive filmes dirigidos por crianças; Infâncias na Tela, filmes que apresentam perspectivas, vivências e sensibilidades de crianças e adolescentes; Contestado, com quatro longas que abordam as revoltas da Primeira República, com foco na Guerra do Contestado (1912–1916), Beira: além das margens do Rio Uruguai, de Daniela Farina, Pedaço de Chão, de Elias de Lima, A Linha da Memória, de Júnior Padilha, e Acordo com Lampião? Só na boca do fuzil!, de Moacir Assunção; e Catarinense, composta por filmes, realizados em Itajaí, Garopaba, Jaraguá do Sul, Florianópolis, Piçarras, Joinville e Maravilha.

A Mostra de Cinema Chica Pelega é uma realização da VMS Produção e da Pupilo Digital com apoio da Prefeitura de Videira. Projeto contemplado pelo Prêmio Catarinense de Cinema 2023, executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Confira a programação completa no site https://chicapelega.com.br/ e no Instagram e Facebook @mostra.chicapelega.

SERVIÇO 4ª Mostra de Cinema Chica Pelega MOSTRA ONLINE: 9 de março a 9 de abril na play.pupilo.tv.br Filmes em cartaz: https://chicapelega.com.br/filmes/ PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Mais informações: Rudolfo Auffinger (Pupilo) - 21 967078494 Assessoria de comunicação - Barbara Pettres 48 99926-6429

Todas as Notícias