
Na manhã desta segunda-feira (26), por volta das 8h, a Defesa Civil de Ibicaré foi acionada para atender a um acidente envolvendo uma carga perigosa na rodovia SC-453, na altura do Km 54, entre os municípios de Ibicaré e Tangará.
No local, foi constatada a saída de pista de uma carreta — um caminhão trator com semirreboque contêiner, com placas de Itajaí — que acabou colidindo em um barranco. O veículo transportava sucatas de baterias, material classificado como corrosivo, e apresentava um pequeno vazamento da carga.
A Defesa Civil realizou imediatamente a sinalização e o isolamento da área, além de acionar os órgãos competentes, entre eles a Polícia Militar Rodoviária, a Polícia Militar Ambiental, o embarcador do produto e a empresa destinatária da carga. As equipes se deslocaram rapidamente até o local para adotar as medidas necessárias, como o controle ambiental, o transbordo da carga, a remoção do veículo e a normalização do tráfego.
O acidente resultou apenas em danos materiais. O motorista, de 33 anos, saiu ileso e relatou que perdeu o freio do caminhão. Segundo ele, a saída de pista foi intencional, como medida de segurança para evitar um acidente de maiores proporções, uma vez que o veículo seguia em direção ao centro urbano de Ibicaré.
O coordenador da Defesa Civil do município, Marcos Meisterling, lembrou que a área já havia sido alvo de uma constatação de risco devido à retirada de placas de sinalização da área de escape. A situação já havia sido reportada à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, por solicitação da administração municipal.