A escalada do crime no Brasil - Rádio Tropical FM 99.1
Menu
Categorias
Rádio Tropical FM 99.1

A escalada do crime no Brasil

Atualizado em 30/09/2024 às 15h21
Foto: RDNE Stock project: https://www.pexels.com/pt-br/foto/pessoa-com-camisa-laranja-segurando-uma-cerca-de-madeira-marrom-6069351/

Dia mundial do coração. A melhor forma de prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares é levar uma vida saudável. Os cuidados começam com a alimentação, na prática de exercícios físicos regulares e é claro, em visitar periodicamente o cardiologista, médico especialista no  diagnóstico e do tratamento de doenças e disfunções relacionadas ao coração.
Dia da Secretária. Dia da Navegação. Dia Mundial do Tradutor.
1883 — A cidade de Mossoró torna-se a primeira cidade do Rio Grande do Norte a libertar os escravos cinco anos antes da Lei Áurea.
1928 – Descoberta da penicilina por Alexander Fleming
No dia 30 de setembro de 1928, o bacteriologista escocês Alexander Fleming anunciou a descoberta da penicilina, um dos avanços mais significativos da medicina moderna. Esse antibiótico foi crucial para salvar milhões de vidas, principalmente durante a Segunda Guerra Mundial, e abriu caminho para o desenvolvimento de novos tratamentos contra infecções bacterianas, revolucionando a medicina.

Hoje, 30 de setembro, é o último dia do mês da Bíblia e a Igreja Católica celebra a memória de São Jerônimo, o autor da frase “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”. Presbítero e doutor da Igreja, o santo foi o tradutor das Sagradas Escrituras. Ele nasceu na Dalmácia em 340, e ficou conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor da Igreja.
 

A complexa teia das organizações criminosas transcende fronteiras e representa uma ameaça global. Antes alvo apenas do interesse da máfia italiana, o Brasil se tornou foco das maiores e mais poderosas organizações internacionais, do México ao Japão. Quando se pensa em máfia no Brasil, a primeira ideia que surge é a da máfia italiana
O Cartel de Sinaloa, no México, é um dos maiores e mais violentos cartéis de drogas do mundo, de modo que alcança o Brasil através de suas rotas de narcotráfico
A máfia russa, ou Bratva, com suas operações globais, influencia o Brasil por meio de esquemas de lavagem de dinheiro e tráfico de armas,… - 
Entre as cinco principais máfias mais relevantes e perigosas do mundo, que estendem seus tentáculos sobre o Brasil, Reis cita a máfia italiana, a Yakuza japonesa, o Cartel de Sinaloa no México, a Tríade Chinesa e a máfia russa… 
A máfia italiana, especialmente a Cosa Nostra, tem uma longa história de influência nos Estados Unidos e na Europa, envolvendo-se em atividades como extorsão, tráfico de drogas e corrupção. A 'Ndrangheta é conhecida como "a joia da coroa" do crime organizado italiano. Com uma receita anual impressionante e uma presença em quase todos os continentes, é a organização criminosa mais poderosa do mundo… 
Sua origem se deu através da junção de presos comuns com presos políticos no período de regime militar, o que permitiu aos presos comuns receberem lições e aprendizados dos presos políticos no que diz respeito à organização, estrutura hierárquica, ações de proteção e enfrentamento do sistema estatal.
o movimento conhecido como cangaço, cuja atuação ocorreu no sertão nordestino, no final do século XIX, é o antecedente da criminalidade organizada brasileira
o Brasil é refém do crime organizado e os números confirmam: o País tem 53 facções criminosas conhecidas e presentes, com pelo menos uma delas, em todos os Estados do País e no Distrito Federal. A maior delas, o Primeiro Comando da Capital, o PCC, se internacionalizou, associando-se à máfia italiana Ndrangheta para abastecer a Europa de cocaína, e hoje fatura, só com essa operação, cerca de US$ 1 milhão por mês. Os dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
o crime organizado aqui no Brasil tem conexões com as forças políticas e judiciais. Isso enfraquece o Estado, deixa a sociedade vulnerável.
    
O Brasil é o 22º dos 193 estados-membros da ONU com o mais alto índice de criminalidade organizada. Na América do Sul, fica atrás apenas de Colômbia, Venezuela e Paraguai
O crime organizado é responsável por metade dos homicídios da América Latina.
Aqui o crime é organizado por que  o estado de segurança é frágil. O sistema é corrupto e desorganizado. O estado contribui para o crescimento e fortalecimento das organizações criminais.
A comercialização de drogas é o grande fator econômico do crime. O supremo quer liberar o porto de drogas em pequenas quantidades e considera o consumidor vitima e não criminoso.
Na sexta passada, Lula disse que o crime organizado no Brasil, não é coisa pequena das favelas é uma multinacional, que está infiltrada em todos os segmentos. Na política, no esporte, no setor empresarial, no judiciário e no governo federal. Disse também que os estados e a união agem de forma desorganizada. Mesmo com essa constatação real e chocante 
O governo lula prepara decreto que limita a ação policial. Como é hoje: "Os agentes de segurança pública não deverão disparar armas de fogo contra pessoas, exceto em casos de legítima defesa própria ou de terceiro contra perigo iminente de morte ou lesão grave." Como deve ficar: "O emprego de arma de fogo constitui medida de último recurso."
Os policiais "não deverão utilizar arma de fogo contra pessoa em fuga que esteja desarmada ou que não arepresente risco imediato de morte ou de lesão aos profissionais de segurança pública ou a terceiros".
•    Carro que fura bloqueio
Como deve ficar: Os policiais "não deverão utilizar arma de fogo contra veículo que desrespeite ordem de parada ou bloqueio policial em via pública, exceto quando o ato represente risco de morte ou lesão a terceiros ou aos próprios profissionais de segurança pública".
•    Abordagem
Como deve ficar: Os policiais "não deverão apontar arma de fogo em direção a pessoas durante os procedimentos de abordagem como prática rotineira e indiscriminada".
O uso de algemas deve ser "excepcional" e apenas em casos em que haja "resistência à ordem legal", "fundado receio de fuga do preso" e "perigo à integridade física própria ou alheia"
O deputado federal Capitão Alem,  disse  que Já não bastam as audiências de custódia que colocam quase que imediatamente criminosos de volta às ruas, agora esse desgoverno quer criar ainda mais amarras e embaraços aos policiais que, muitas vezes sem as condições, equipamentos e estrutura necessária, arriscam suas vidas diariamente para evitar que o caos da criminalidade tome conta da nossa sociedade”, diz Alden
Para os policiais temos cada vez mais limitações e dificuldades para a realização das ações de policiamento. Mas, para os bandidos, só vejo Lula e sua turma passarem a mão na cabeça de criminosos com cada vez mais regalias”, afirma Alden
o senador Eduardo Girão (Novo-CE) criticou a atuação do governo federal no combate ao crime e à violência. O parlamentar afirmou que há uma "inversão de prioridades", com grande gasto em propaganda, quando o dinheiro deveria ser aplicado nos serviços de inteligência policial, para estrangular as operações financeiras do crime organizado.
Opositores no congresso nacional afirmam que as mudanças vão facilitar movimentações do crime organizado e enfraquecer o pode policial. O objetivo do governo é diminuir a letalidade das forças de segurança e prevalente amentar a letalidade contra as forças de segurança e contra a sociedade, com bandidos mais  armados e policias desarmados.  Em SP o governador Tarcísio desenvolveu um sistema dentro das regras de procedimentos policiais e da lei, é  está vencendo a criminalidade. Outra exceção é SC, onde a segurança pública é levada a sério e o estado é o mais seguro do brasil,  com o menor número de mortes causadas por policiais, e a sociedade mais segura, em função da boa formação e do bom aparelhamento policial. O mau exemplo vem do RJ, onde o crime organizado, os traficantes e as milicias, substituíram o poder de segurança do estado.
Com as novas medidas, o governo Lula transmite para a sociedade, a noção de que o crime compensa, ao limitar o poder de fogo do setor de segurança, fortalece o crime.
 

Fonte: Agência Senado

Todas as Notícias